Depois de uma noite de sono diferente, dormindo no chão, com travesseiro de casca de arroz e coberta de pena de ganso, chegou a hora do café da manhã, que é servido as 8 horas, pontualmente.A mesinha fica reservada com o teu nome, e na hora certa são acesas as chamas que esquentam a sopinha de leite de soja com alho poró e tofu. Não adianta pedir para servirem mais tarde....não tem conversa...é aquela hora e ponto final!
Na entrada do salão do café, tira-se o chinelinho....e senta-se nas almofadinhas em cima das pernas....aí que mora o perigo! Eu não tive problemas, gracas ao pilates....mas os meus parceiros....chi....
Encontramos vários potinhos pequenos, com inúmeras coisinhas que não tínhamos a menor idéia do que eram! Peixe cru nunca falta! Tinha um ovo cozido sem casca, frio e boiando num caldo de algas....O arroz vem no lugar do pão....arroz sem sal...aí tu mistura no pauzinho com os molhinhos de vários sabores que estão na tua frente....Aliás, o maior pote é o do arroz! Os japoneses repetem duas a trës vezes...eles realmente adoram arroz!
Para a nossa alegria veio uma colher na sopa de leite de soja! Ufa! Foi a nossa salvacão!
Uma salada de repolho com tomate era a única coisa familiar que estava ali na nossa frente.
Suei frio! O Paulo não acreditava no que estava vendo! Meu Deus, onde está aquele pão com manteiga e chimia? E o café com leite? Socorro!
Mas....tinha um caldo quentinho com pedacinhos de alguma coisa que acho que eram frutos do mar picadinho! Maravilhoso....me senti bem melhor!
Minha irmã Beti já está bem adaptada aquelas coisinhas diferentes....foi direto no caldo!O pior, prá ela foi conseguir sentar com as pernas cruzadas nas almofadinhas....O problema maior foi levantar ....rsrsrsrs
O mais impressionante na comida japonesa é o vigor que tu sentes logo após as refeicões.É leve e nutritiva, de fácil digestão, sempre regada com o famoso chá verde....sempre!
Um comentário:
Stela, tá ótimo esse blog! Tô adorando as informações! E dando risada! O Paulo parece um mandarim.... rssss
Beijo
Postar um comentário