terça-feira, 27 de abril de 2010

Café da manhã.....Japonës,né?

Depois de uma noite de sono diferente, dormindo no chão, com travesseiro de casca de arroz e coberta de pena de ganso, chegou a hora do café da manhã, que é servido as 8 horas, pontualmente.A mesinha fica reservada com o teu nome, e na hora certa são acesas as chamas que esquentam a sopinha de leite de soja com alho poró e tofu. Não adianta pedir para servirem mais tarde....não tem conversa...é aquela hora e ponto final!
Na entrada do salão do café, tira-se o chinelinho....e senta-se nas almofadinhas em cima das pernas....aí que mora o perigo! Eu não tive problemas, gracas ao pilates....mas os meus parceiros....chi....

Encontramos vários potinhos pequenos, com inúmeras coisinhas que não tínhamos a menor idéia do que eram! Peixe cru nunca falta! Tinha um ovo cozido sem casca, frio e boiando num caldo de algas....O arroz vem no lugar do pão....arroz sem sal...aí tu mistura no pauzinho com os molhinhos de vários sabores que estão na tua frente....Aliás, o maior pote é o do arroz! Os japoneses repetem duas a trës vezes...eles realmente adoram arroz!
Para a nossa alegria veio uma colher na sopa de leite de soja! Ufa! Foi a nossa salvacão!
Uma salada de repolho com tomate era a única coisa familiar que estava ali na nossa frente.
Suei frio! O Paulo não acreditava no que estava vendo! Meu Deus, onde está aquele pão com manteiga e chimia? E o café com leite? Socorro!
Mas....tinha um caldo quentinho com pedacinhos de alguma coisa que acho que eram frutos do mar picadinho! Maravilhoso....me senti bem melhor!

Minha irmã Beti já está bem adaptada aquelas coisinhas diferentes....foi direto no caldo!
O pior, prá ela foi conseguir sentar com as pernas cruzadas nas almofadinhas....O problema maior foi levantar ....rsrsrsrs
O mais impressionante na comida japonesa é o vigor que tu sentes logo após as refeicões.É leve e nutritiva, de fácil digestão, sempre regada com o famoso chá verde....sempre!

Sonhos realizados em Nikko, Japão!

Desde menina sonhava em conhecer a neve, caminhar, segurar, fazer alguma coisa, sei lá!
Quando planejamos ir para o Japão, consideramos o fato de ser primavera e poderíamos admirar as Sakuras(cerejeiras floridas). A nossa surpresa, quando fomos para Nikko, há 200 km de Tóquio, e subimos uma montanha gigantesca há 1271 metros da altitude,foi encontrarmos neve,além de um lago maravilhoso chamado Chuzenji. Ao visitarmos um templo, lá em cima, a neve acumulada entre aqueles jardins e imagens, me deixou maluca! Até o BUDA abriu um sorriso prá mim!
Bricava como uma crianca! Nem dei muita bola para o gelado nas minhas mãos. A temperatura estava em 2 graus! Muito, mas muito frio! No fundo o lago...e tinha alguns japoneses corajosos, pescando, pode? Afinal, prá eles já é primavera.....e ainda tem muitas sakurás floridas!

Outro sonho......me sentir uma "gueixa".....Nossa, aquilo era mágico! Quando entramos no quarto do hotel Harumoto eu não acreditei. Achei que fosse brincadeira! Olhei prá todos os lados, não tinha cama....só uma mesinha baixa com duas almofadas... chás....água quente numa térmica elétrica bombando o tempo todo!
A Japonesa que nos acompanhou, falava um pouco de ingles, mas não se entende quase nada... nos mostrou que dentro de um guarda roupas minúsculo tinha dois " Yukata" ....lindos! Iguais para o homem e para a mulher.....não é o "quimono"....é uma roupa, tipo o nosso chambre...prá tomar chá e o café da manhã antes de sair de casa.
Na entrada do hotel tivemos que deixar os nossos sapatos. Tem uma prateleira, sem chave, sem nada...e lá ficam....ninguém mexe, ninguém troca....
Logo adiante, centenas de chinelinhos, todos iguais, nos esperavam...colocados em ordem...
Chega-se no quarto, tira-se o chinelinho....no tatame(o chão do quarto,bem macio!) só pode entrar de meias. Para entrar no banheiro, tem outro chinelinho.....e assim vai....é um ritual de chinelinhos que não acaba mais....impressionante!


Bom....voltando a minha atuacão como Gueixa....o quarto era minúsculo, como tudo aqui....estou falando dos espacos físicos....pro favor não me interpretem mal!
Primeiro saímos para jantar, e aproveitamos para comprar Saque, prá dar um clima.....assim como se toma vinho....um momento zen....
Surpresa! Na volta, encontramos o quarto quentinho, com dois acolchoados no chão....travesseiro de casca de arroz e coberta de pena de ganso! Água quente para o chá de algas...copinhos e jarrinhas, minúsculos(de novo!) Show!!!!!!
Então....preferimos trocar o chazinho pelo saque....
Me senti muito bem como Gueixa....acho que já vivi, em outras vidas, essa experiëncia....tenho certeza....ser completamente dominada e servical, não é prá qualquer mulher...precisa-se entender que tudo faz parte de um ritual que leva o homem e a mulher, ou duas pessoas que se querem muito a uma extrema harmonia de sensacões.....é incrível!
Assim como se deixa o calcado fora....deve-se deixar tudo aquilo que não faz parte das sensacões agradáveis fora do ambiente de entrega.....entenderam?
Bom....deixa assim!
Arigato!



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Uma noite bem brasileira...em Tóquio!

Na última sexta feira tive uma das experiëncias mais bacanas de toda a minha carreira de cantora.

Existe há 30 anos em Tóquio um bar bem brasileiro, chamado "Praca 11". A proprietária, Claudinha,é uma japonesa que morou no Brasil 14 anos de sua vida.Hoje ela beira os 60 anos.

Neste bar só participam artistas que apresentam música brasileira, canto ou instrumental.

Na parede, atrás do palco, pode-se ver autógrafos dos artistas que passaram por lá.Entre tantos Leila Pinheiro,Alcione,Gonzaguinha e Keico Yoshida, que há dez anos resolveu ir para o Brasil estudar bossa nova.Antes era bancária em Tóquio.Aliás os Japoneses adoram bossa nova!

Quando meu cunhado Jorge ligou para reservar mesa, pois está sempre lotado, disse que viria junto uma cantora brasileira! Não deu outra, na chegada ela foi nos avisando que eu teria que dar uma "canja" durante o show da cantora Keico.

Chegamos lá e pontualmente as 20 30, como estava marcado na internet, Keico entrou no palco acompanhada de seus 3 músicos.Violão,percussão e flauta.

Simplesmente espetacular a maneira como Keico cantava.No repertório músicas de todos os tempos da bossa nova! Desde João Gilberto, Nara, até Chico, Tom Jobim....etc...Só as melhores! Até marchinhas cantadas por Carmem Miranda! Uma voz suave e uma afinacão de primeira!

Confesso que tremi....fiquei com a boca seca....não conseguia mais me lembrar da letra...pediram prá cantar "Garota de Ipanema".Tudo de bom! Essa é fácil!

Foi então que na segunda parte do show Keico me chamou....e foi....maravilhoso!

O público adorou....é um lugar pequeno, mas está sempre lotado.São pessoas que adoram tudo que é do Brasil! No palco um bandeira enorme completa o cenário.Fiquei emocionada com o carinho da cantora Keico e da proprietária do bar.

Curtam o pequeno show!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Buda...versão feminina....

Templos antigos....ao fundo prédios hiper modernos!

Divindade Sbingon do monte Koya...o gestual das mãos remete ao mudra das seitas binduístas.

Ao longo de 1500 anos, desde a época em que sacerdotes do continente asiático trouxeram o budismo para o arquipélago, algumas centenas de movimentos separatistas budistas, seitas e subseitas se desenvolveram no Japão.Crencas contrastantes atraíam diferentes grupos da nobreza, samurais e pessoas comuns,que adaptavam as práticas a seu gosto. Até hoje muitos estrangeiros acreditam que o zen dos antigos samurais é a principal religião dos japoneses, quando na verdade, trata-se de um movimento originado na China e que se subdividiu em várias seitas.
Posted by Picasa

Eu e o Dragão.....em Tóquio

Achei o máximo este Dragão enfiado na parede de pedra cuspindo água em vez de fogo!É muito mais refrescante!
Todas as pessoas deveriam ser assim.....as mulheres principalmente, que muitas vezes não sabem administrar o "poder" que elas tëm.
Aqui no Japão é assim...as mulheres são submissas, o machismo impera.Elas não tëm os mesmos direitos que os homens.No trabalho, recebem menos e até correm o risco de perderem o emprego na licenca maternidade.Elas até podem tirar a licenca, mas na volta não é garantido o mesmo cargo.Não encontrei nenhuma mulher grávida até agora!Elas estão optando por não terem filhos.Preferem a independëncia, justamente por esses fatos!
O casamento entre japoneses é considerado um negócio.Não existe o afeto, a paixão, o companheirismo.....quando a mulher está em casa com um bebezinho recém nascido, o homem não volta prá casa depois do servico....ele fica por aí, nos bares....isso é considerado um direito dos homens...aliás, me parece que só eles tëm direitos definidos!
Eu acredito que as mulheres japonesas aceitam isso com muita passividade....elas estão acomodadas nessa situacão....pelo menos as mais velhas.Até a princesa herdeira Masako de 46 anos passa por depressões....li numa revista que ela a pouco tempo passou por um processo de recuperacão de sua últma crise de depressão. Então....isso significa que elas sofrem com isso....
Mas....é uma cultura diferente....é difícel julgar as mulheres Japonesas...
Ao mesmo tempo a vida das mulheres está constantemente sendo facilitada....Está sendo desenvolvido o "Robovie-ll", que será o xodó de todas as donas de casa do Japão.Desenvolvido pelo Instituto Japonës de Pesquisa Robótica ATR, o simpático robö foi programado para circular pelos mercados em nome das atarefadas mamães.Primeiro,ele entra no estabelecimento e cordialmente cumprimenta o funcionácio(aliás, nisso eles são impecáveis).Depois, fornece a lista de compras e estende, sempre que preciso, o cesto para guardar os produtos.O protótipo, em um futuro breve, poderá dar assistëncia a necessitados físicos e idosos nas tarefas do dia a dia.
Falando nisso.....a Maris me mandou essa pérola de Carlos Drummond de Andrade..

Um homem Inteligente Falando das Mulheres

"O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:Habitat

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza. Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade. É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito. Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela. Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda. Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

E meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.Só tem mulher quem pode! "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também afelicidade" Carlos Drummond de Andrade

*Valeu Maris!



Posted by Picasa

Almoco no parque,né....

Encontrei esses trës senhores nus....estáticos.....expondo suas partes....eu acho que é prá provar que aquelas história de ser tudo pequeno é mito!....
Os japoneses aproveitam a hora do almoco para caminhar e correr no parque....peguei carona, né!

Ufa!...Então encontrei uma Flautista e sentei....em todos os lugares da cidade encontra-se esses recantos, caprichosamente cuidados.....


Pausa para um alongamento sob as cerejeiras......
Muitas pessoas preferem almocar sentados nas pracas e recantos verdes....trazem o seu Bentö, tipo de marmitas frias....eu não me animei ainda...Ficam sentados, com seu ternos impecáveis....dormem nos bancos sob o sol quentinho....simples....tem bebedouros por todos os lugares....água de primeira.Nessas pracas tem até banheiros com água quentinha para um banho rápido, se for necessário.... As 13 horas recomecam o batente....Os japoneses são simples e práticos....



segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hibiya e Edifício da Dieta...


Único parque grande de estilo ocidental do centro, o Hibiya é o coracão do bairro de mesmo nome. Localizado a leste dos centros políticos de Kasumigaseki e do edifício da Dieta, é o local favorito para protestos, especialmente no Primeiro de Maio. No grande palco se realizam concertos ocasionais.Completado em 1936, o edifício da Dieta é o legislativo do governo japonës.Foi originalmente estabelecido como Dieta Imperial na era Meiji. Visitas com guias(só em japones) incluem uma ida ao plenário, com acesso aos debates parlamentares.O visitante também pode admirar salas luxuosamente decoradas, usadas pelo imperador em cerimönias oficiais.

Palácio Imperial de Tóquio


Ieyasu, primeiro xogum Tokugawa, comecou a construir seu castelo em 1590. Na era Edo seus sucessores o trasformaram no maior castelo do mundo.O imperador e sua família ainda vivem na parte oeste do Palácio Imperial, reconstruído depois do bombardeio na Segunda Guerra. O acesso do público é permitido duas vezes por ano...no Ano Novo e no aniversário do Imperador.

O resto do terreno circundado pelo fosso, é dividido em parques públicos.O marco mais famoso é nijubashi, ponte de pedra em arco duplo.Concluída em 1888, era a entrada principal do palácio.




Segunda feira amanheceu ensolarada....fomos dar uma caminhada em volta do Palácio do Imperador Akihito, que se tornou imperador em 1989.



Protegendo o palácio tem um fosso em toda a sua volta.Pode-se caminhar em toda a sua extencão que tem 7 km.Completamos toda a volta....a temperatura 18 graus.

Os jardins são espetaculares!





Muitas flores, de todos os tipos.....o perfume no ar...no lugar da poluicão....aqui ela não existe..tudo cheira bem....






Os templos de Tóquio...

Sábado amanheceu nevando....levemente...mesmo sendo início de primavera....mas a tarde o sol apareceu e fomos dar um passeio pelo bairro. Visitamos um templo....sensacional! Os templos tem uma magia especial.São lindos, silenciosos....os jardins são impecáveis.


No caminho encontramos muitas Tulipas de várias cores.Pareciam de plástico.O incrível é que as pessoas não mexem, não apanham....Ficam tranquilas...nas calcadas.....babei!





sexta-feira, 16 de abril de 2010

Viagem....

Fizemos um passeio pelo centro nervoso de Tóquio.Fomos até o bairro Shibuya, onde passam mais de 6 milhões de pessoas por dia!Entramos numa loja de cds, dvds e instrumentos musicais.Encontrei esse cantinho com centenas de violões! Marcas de todo o mundo, todos os formatos e precos! A sala era climatizada especialmente para esses instrumentos.Eu não sabia para que lado olhar!
Esses dois violões aí são os "mais mais" da loja. Cada um custa perto de 12 mil dólares! Caraca!
São importados da Espanha.São as marcas mais famosas do mundo!
Este encontro mereceu uma foto! Olhar e sonhar.....é bom também!


"A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos."
Proust

Torre de Tóquio....símbolo da fortaleza de um povo educado e trabalhador!

Os Japoneses também quiseram ter a sua própria torre, como os Franceses, que construíram a Torre Eifel com 320 metros....mas os japoneses construíram uma maior ainda! A Torre de Tóquio tem 336 metros.
Lá de cima pode se ver a cidade maior do mundo! Uma cidade que preserva inúmeras áreas verdes! É fantástico!
360 degree panorama showing Tokyo today.Spectacular 360 degree panoramic view from the observatory!

Antes de subirmos , fomos convidados por um grupo de estudantes a assitir uma apresentacão que contava a história da contrucão da Torre de Tóquio. O regente desse coral não tinha mais de 13 anos. Apresentaram danca e canto! Me emocionei com a educacão e a delicadeza desses adolescentes! Aqui a educacão é dada pelos pais e fortalecida pela escola!Os professores são muito valorizados e respeitados!
A educacão neste país é a mola mestra do progresso e do desenvolvimento.No trabalho, no tränsito, na escola, nos bares, nos restaurantes, nos bancos, nos parques,nos shoppings, nos trens e metros....a educacão e a disciplina fazem com que tudo isso funcione perfeitamente, apesar da super populacão.
As leis são rígidas e....detalhe, são cumpridas! Aqui não acontecem acidentes de tränsito, as pessoas não se atrevem a dirigir bëbadas....porque além da multa altíssima(10 mil dólares),cumprem pena de 6 meses de prisão, sem possibilidade de recurso. E não é por esse motivo que as pessoas deixam de frequentar festas, bares, etc. Os trens, metrös e taxis(que são baratíssimos) estão 24 horas a disposicão da populacão e em todas as partes da cidade!
E por incrível que pareca, o Brasil está na moda,não só aqui no Japão, como em todo o mundo!
É claro que a idéia que o mundo tem do Brasil é o fato de o nosso país ter se escapado da crise sem maiores consequëncias....aqui, Lula é um exemplo de governante!
Ah.....meu Brasil...meu Brasil brasileiro!!!!!!







terça-feira, 13 de abril de 2010

Uma fã...

Estava eu admirando uma escultura de uma japonesa tocando violäo....quando uma japonesa disparou a falar comigo.......
Eu digo " disparou", por que elas não falam, elas disparam as palavras....parece umas metralhadoras cantando.....demorei prá entender que ela queria tirar uma foto comigo.....tive ajuda do meu cunhado, é claro!
Eles não podem ver uma loira, que já acham que é uma artista famosa...e fotografam! Depois perguntam quem é.
Meu cunhado falou prá ela que eu era uma cantora do "Barasilu".Ela achou o máximo! Muito engracado! Eles são gentis e dóceis.Estão sempre rindo....Então....já tenho uma fã no Japão!
Posted by Picasa

Pique nique no parque...

Fiquei impressionada com o grande número de pessoa que fazem pique nique nas pracas.É uma confusão organizada.Cada turma senta em cima de um plástico de uma cor diferente, sempre sem calcados divididos por cordas, também coloridas.
Só nesta época isso é permitido.Quando caírem todas as flores das cerejeiras, não é mais permitido sentar sob as árvores, só nos bancos.
Eles ficam sentados, comendo, bebendo, conversando, das 9 ás 16 horas. Então recolhem cada um o seu lixo e vão prá casa. Não existem latões de lixos nas ruas.Cada um deve cuidar do seu.Levar prá casa, separá-lo e colocar no lixo do seu prédio,onde é recolhido separadamente.Até as garrafas pet devem ser separadas por cores.
Os banheiros destes parques, são inacreditavelmente limpos, cheirosos, com papel, com o acento do vaso quentinho, estofados.O papel vai dentro do vaso.Quando abre-se a porta prá sair, automaticamente o papel e os resíduos são sugados! Levei um susto daqueles!
Aliás, o povo japones é cheiroso.No metrö percebi isso.Mesmo lotado, as pessoas tëm cheiro bom.Eu acredito que seja por causa do tipo de alimento deles....
Posted by Picasa

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Não é fácil ser fotógrafa!

É difíciel registrar tudo....mas estou me esforcando(puts! não consigo achar o cedilha)...



Famosos piqueniques comunitários.....muito interessante!


Niguém invade o espaco de ninguém...são silenciosos...conversam baixinho...não se ouve aqueles sons ridículos como em alguns países que conheco!

O Japão é uma civilizacão uma cultura e uma raca...

Esse jardim é de um templo....essas colunas servem para queimar incenso.

O templo.....

Conversando com brasileiros que moram aqui há mais tempo, percebo que todos eles tem lembrancas do dia em que pisaram no Japão e tiveram as primeiras impressões.Pode ter sido a modernidade das coisas ainda no aeroporto, a torneira com sensor quando foram lavar as mãos no banheiro, os carros diferentes, aquelas trës luzes verdes sobre a cabine dos caminhões, aquela maquininha de refrigerantes com ampla variedade de bebidas, as plantacões de arroz, a seguranca, a comida adocicada, o frio, o calor abafado, os letreiros em kanji, a dificuldade de entender tudo a sua volta. Mas em meio a tudo isso, provavelmente a maior impressão que temos do Japão é a aparëncia do seu povo.Enquanto o nosso povo brasileiro é formado por todas as cores e formas, no Japão as pessoas são...japonesas.Em outras palavras, elas aparentam ser etnicamente homogëneas, e, de forma geral, orgulhosas e protetoras dessa "pureza".Porém, isso tudo pode estar com os dias contados.Com a entrada macica de estrangeiros e um número crescente de uniões entre nacioanis e não-nacionais, é inevitavel vislumbrar um Japão cosmopolita e de rostos variados em um futuro não tão distante.

Tóquio não pára....

Apesar do super movimento,é tudo planejado e organizado...


As pessoas são organizadas até para caminhar na rua....um lado vai...o outro vem...
Estou ao lado de uma montanha de algas....é a comida predileta deles....por isso vivem muito tempo...tem muitas pesoas idosas nas ruas, passeando, comprando.Não se observa pessoas gordas...só alguns jovens que já aderiram a comida americana...mas são muito poucos!





Um domingo bem japones...

Resolvemos fazer um programa bem japones.O domingo estava ensolarado e as pessoas costumam sair de casa com a família.
Os sapatos nos esperavam na entrada do apartamento.Ninguém entra de calcado dentro de casa e em muitos restaurantes.Por isso as meias precisam estar sempre em dia!
Fomos de metrö, até para conhecer a cidade subterränea. Os metrös passam por baixo dos arranha céus assim como tem lojas, que oferecem de tudo....é uma poluicao visual incrível! Tem placa prá tudo, em Ingles e Japones.

Aí estávamos comprando a janta. Tudo que é frutos do mar, que é o alimento principal deles, é mais barato!Olhem a cara de indeciso do Paulo Henrique! Meu cunhado e minha irmã já estão bem ambientados. Para se fazer compras precisa-se conhecer bem os produtos!Tudo é de primeira qualidade!

Caminhamos por uma praca, aliás são muitas! Por todos os lugares tem áreas verdes!
Encontramos trës japonesas com trajes típicos passeando sob as cerejeiras.É uma época muito importante para os japoneses.Passaram por um irverno super rigoroso.Ficam felizes com o aparecimento do sol e das flores.


Olha nós aí comendo yaquisoba com pauzinho! Até que me dei bem!