terça-feira, 2 de março de 2010

Um lugar lindo em Bom Retiro do Sul.....

Galpão Acústico -Br 386- Km 362 - Bom Retiro do Sul/RS

Eu sou uma daquelas pessoas que passavam as férias de verão e de inverno na colônia, onde ficava a casa dos meus avós paternos(Vó Frida e Vô Ricardo) e minha vó materna(Vó Maria). Passava minhas férias em Palanque, Venâncio Aires, terra do meu pai.Terra vermelha, muito vermelha por sinal.Voltávamos prá casa encardidos dos pés até o pescoço! Minha vó, prá tirar os encardidos e os "micuins", nos colocava numa banheira de alumínio, feito com latas de azeite primor. Adicionava um balde de vinagre junto com a água quentinha! Era um horror, pois além desse molho ardido ela nos esfregava com aquele esfregão orgânico, que dava na cerca como chuchu, lembram? Agora está super na moda comprar um daqueles!
Tirava o nosso couro! Mas o encardido saía, junto com a comichão que os "micuins"(é assim que se escreve?) provocava em todo o nosso corpo, principalmente nas pernas e braços.

Não esqueço jamais do café da colônia que ela nos servia depois do mega banho! Chimia, nata, quechmier, melado, pão de milho feito por ela mesma num forno enorme! Pelo menos eu achava enorme, pois ela usava umas pás, que mais pareciam remos, prá tirar aqueles pães gigantescos daquele forno. Tinha também linguiça, rosca, bolo....nossa! Me lembro até hoje do cheiro daquele café da colônia.Cheiro de vó, cheiro de infância....de saudade.

Estou lembrando tudo isso,pois recebi um convite para um "CAFÉ DA COLÔNIA" que será servido no Galpão Acústico em Bom Retiro do Sul.

Gente, vale a pena conhecer esse local e principalmente apreciar o "Café da Colônia" que servem lá. Chega bem perto do café das minhas queridas avós.Fazem tudo lá. O legal é que a gente pode ficar olhando as cozinheiras, todas senhoras alemãs, com a mão na massa, literalmente, na cozinha que fica bem a vista dos clientes!

Além disso, o local é lindo....fica na colônia, interior de Bom Retiro do Sul, no meio de um mato bem cuidado, preservado, com laguinho e tudo. O Galpão é um galpão mesmo, adaptado, reformado, lindo! Sem falar nos proprietários, que viveram nesse local desde a infância, serem super simpáticos! E fazem questão de deixar bem claro que não é Café Colonial, como muitos por aí, que servem salgadinhos, tortas, brigadeiro, etc... que de café colonial não tem nada! É CAFÉ DA COLÔNIA, legítimo!

Já estivemos lá, eu e o Paulo, para asssitir um show com Nei Lisboa.Foi no inverno de 2008. Vinho, lareira, música boa.....tudo de bom!

Não é simples propaganda que estou fazendo. Me sinto na obrigação de divulgar esse tipo de iniciativa! Ainda mais aqui na nossa região, terra dos "cachorros quentes", como diz a minha amiga Laura Peixoto, com toda razão!

Podemos contar nos dedos os lugares onde podemos ir, sentar com a nossa família e comer com tranquilidade....ambiente bacana, bom atendimento, comida simples,saudável e bem feita e o melhor: sem televisão ligada....quer coisa melhor?

Esse "Café da Colônia" acontece no dia 13 de março, um sábado a partir das 18 horas. Reservas pelo telefone 92240670. Email: galpaoacustico@gmail.com

Nenhum comentário: