sábado, 6 de março de 2010

Climatério....é coisa de mulher!



Então....aí estou eu, na frente do computador, tranquila, sem maquiagem, de óculos e de cabelo curto!Tempos atrás, eu nem colocava o lixo na frente de casa sem passar um rímel,pelo menos!

Com o passar do tempo, fiquei mais segura, sem aquela necessidade de estar sempre perfeita para o mundo. Agora eu me gosto assim. Maquiagem só para ocasiões especiais. Ir no mercado maquiada, nem pensar! E eu fazia isso....

Não dispenso os cremes.....fazem parte da minha vida, desde a hora que acordo, até a hora de dormir. Protetor solar é a minha segunda pele! Acho que é por isso que tenho poucas rugas, apesar dos meus cinquenta e quatro anos.

Falando nisso...ontem ouvindo uma entrevista com uma doutora, na Rádio Venâncio Aires,910 Am, me dei conta que estou no climatério!

Climatério é a fase que antecede a menopausa.Climatério está para menopausa, assim como a puberdade está para a adolescência.

Quando começam as interrupções da menstruação, um mês vem, outro não,podemos nos considerar no climatério....só é considerado o fato de estarmos na menopausa, quando a menstruação não acontece 12 meses seguidos.

Coisas de mulher....menstruação, gravidez,climatério e menopausa.As outras coisas que considerávamos serem exclusivamente de mulher, agora dividimos com os homens, graças a Deus! Vaidade, trabalhos domésticos,cuidado com os filhos, compras no super mercado, decoração da casa, etc, etc...

O que eu sinto estando no climatério? Sinceramente, um pouco de tudo.Dúvidas, principalmente.Falam tanto na reposição hormonal! Alguns especialistas defendem,outros nem tanto. Na verdade, cada mulher é diferente!

Umas precisam mais, outras não sentem nada. Conheço mulheres que resolveram encarar a dimuição de hormônios, naturalmente, com coragem e determinação.

Não é o meu caso. Confesso que não tenho aqueles sintomas que são insuportáveis, como alguma amigas me falam.Calorões, humores insuportáveis, falta de apetite sexual, essas coisas....mas começei a me sentir diferente.

Já falei sobre isso com a minha ginecologista e estou fazendo reposição suave de hormônios. Mas, confesso que não obedeço integralmente o que ela me prescreveu. Tomo um mês sim, outro não! Quando voltar de Tóquio, juro que vou consultar novamente e definir o tratamento ou não...

Interessante! Quando a minha mestruação falha, sinto a mesma coisa quando estava na época de procriação ....torço para que ela aconteça!

Na época era por não estar planejando uma gravidez, agora é para negar o fato de não estar mais fabricando os hormônios necessários para me sentir uma mulher integral, entendem?

Mulher é viciada em estrógenos, aqueles que fazem com que elas possam produzir os óvulos.Por volta dos 50 anos, esse processo pára e sentem as reações, isto é a "Síndrome de abstinência de estrógenos". Eu vejo assim!
Que coisa, né! Isso é instintivo, é puramente animal.Instinto de procriação! Instinto maternal....as vezes até sonho com bebês, com barriga, sinto as sensações da gravidez, sério! E pior, se eu pudesse(fiz laqueadura depois da minha terceira gravidez, com 30 anos.Hoje eu não faria.),eu teria mais um filho! Eu seria praticamente a avó desse meu filho....caramba!
Mulher é um bicho interessante mesmo! Graças a Deus!
Segunda feira é o dia internacional da mulher.....prá mim, todo dia é dia delas, com óvulos ou sem óvulos.....com calorões ou sem, com choros ou risadas....trabalhando ou aposentadas.....todas sempre têm uma história prá contar.....bla, bla, bla.....

2 comentários:

Unknown disse...

Assim, nua e crua!! Simplesmente estás maravilhosa! Cativante como nunca!!
Saudades, grande mulher!!

Anônimo disse...

Stella, adorei a disposição e sinceridade pra falar desse assunto. Parabéns!!!
Beijoss