segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A magia do Rádio

Já vivi muitos carnavais na minha vida! Como foliã, como Puxadora de Samba, como (pasmem!) Bahiana,como jurada, como comentarista para a TV Univates e agora comentarista convidada da Rádio Venâncio Aires.
Rádio é diferente, é mais dinâmico, é imediato! A equipe precisa estar sempre atenta, deve saber o nome das pessoas que se destacam nos desfiles, nome de autoridades, deve sempre ter o que falar, comentar, descrever, para que em casa as pessoas possam formar a sua própria imagem! Essa é a magia do rádio.
É muito interessante a reação das pessoas quando conhecem o locutor ou comunicadores,jornalistas e repórteres, pessoalmente.Muitas vezes a imagem que eles fazem desse profissional, através da sua voz, não confere com a imagem real.


Nesses momentos, onde acontecem as coberturas diretamente dos locais dos eventos, que os comunicadores ficam frente a frente com seus ouvintes. Muitas vezes eles te cumprimentam como se fossem velhos amigos, inclusive achando que tu deves saber o nome deles. Mas é claro!Tu estás sempre com ele, no carro, em sua casa, no seu trabalho!
O comunicador de rádio faz parte da vida de seus ouvintes, como nenhum comunicador de outros veículos, como televisão ou jornal.O rádio alcança os mais longíncuos recantos, onde não chega nem o correio. O Rádio está lá, fazendo parte da família,da comunidade.
O Rádio é o grande companheiro dos ouvintes, na hora de saber o que está acontecendo no mundo,na sua cidade e nos dias em que joga o seu time do coração. Isso tudo dentro da sua casa, no seu trabalho, na lavoura, na cozinha, no quarto, na sala, no carro....lá está o radinho que pode ser levado para todos os lugares, sem excessão!
Trabalho em rádio desde 1998, e sei o quê estou falando! Mas foi na Venus Fm e na Rádio Venâncio Aires AM 910, que me senti realmente "radialista". Esta experiência de trabalhar em equipe está sendo mais um aprendizado. E eu estou tendo esse privilégio! Benza Deus!
Minha homenagem a essa equipe da foto, comandada pela jornalista Janine Niedermayer: Guilherme Siebenachler, Maurinho, Daniel Heck, Maicon(que tirou a foto)e Marquinhos.
Esta cobertura do carnaval 2012 de V. Aires vai fazer parte da história da minha vida!
Um dia ainda escrevo um livro! Só falta isso! Já tive filhos, já plantei várias árvores! E, graças a Deus, já colhi muitos frutos!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pessoas especiais que encontramos pelo caminho...


Esta moça bonita que está na foto comigo é Janine Niedermayer, coordenadora do Departamento de Jornalismo da Rádio Venâncio Aires 910 AM. Esta foto registrou o momento em que fomos apresentadas. Foi na 11º FENACHIM, em 2010.Eu estava assumindo a gerência da VENUS FM 100,7 que faz parte do Grupo RVA.
Eu já vinha escutando os programas de jornalismo que ela apresentava e cada vez mais me chamava a atenção para o talento dessa guria.Mais admirada fiquei quando conheci Janine, neste dia lá no Parque do Chimarrão.
Sabe aquela impressão que já conhecemos a pessoa há muitos e muitos anos? Pois é, com ela foi assim.
Janine é formada em Jornalismo pela Unisc, tem 27 anos e trabalha da RVA desde o ano de 2004.
E a partir de 2009 assumiu a coordenação do Departamento de Jornalismo.
Janine tem todas as características que uma moça jovem tem.Vaidosa com relação a sua aparência, sempre por dentro da moda, se preocupa com os cabelos e unhas...em fim, tudo normal! Mas....ela tem um diferencial que pouco percebo em jovens profissionais com a idade dela. Encara o trabalho como se a empresa fosse dela. Se preocupa com a imagem, com o desenvolvimento da mesma, com as pessoas que fazem parte de sua equipe, sempre focada no melhor fazer, no melhor produzir, no melhor ser profissional! Esta é a Janine!
Ela é capaz de sofrer quando as coisas não estão bem no desenvolvimento do trabalho da sua equipe.Por um ou outro motivo! E geralmente são atitudes tortas de pessoas que trabalham por trabalhar, mas sem amar a profissão! E ela ama a sua profissão,isso é visível!
Ela vive o trabalho de jornalista o tempo todo....muitas vezes até nas suas folgas! E isso, diz ela, faz parte!
Conversamos muito, eu e Janine...as vezes como profissionais, até por que sou gerente comercial da RVA e linkamos muitas vezes o nosso trabalho! Muitas vezes como amigas....e algumas vezes, um pouquinho como mãe desse moça especial. Assim, me sinto mãe de duas filhas, por que tenho minha linda filha Mirela, que mora no Rio de Janeiro e morro de saudades. E Janine supre essa falta que sinto dela.São quase da mesma idade!
Espero um dia conheçer melhor Dona Berenice, a mãe de Janine, que deve ser uma pessoa especial também e realizada por ter uma filha tão bacana!
Janine Niedermayer, guardem esse nome, tem um futuro promissor e será muito respeitada logo logo ali adiante....o tempo vai provar isso!
São pessoas especiais que encontramos no caminho e passam a fazer parte das nossas vidas! E um dia, ainda vou me sentir orgulhosa de ter feito parte da vida delas. Adoro colecionar pessoas legais! Colo elas numa pasta super especial do meu coração, prá sempre!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Venâncio cai no samba!

Um dia de carnaval, em 1985, em Lajeado, como destaque e puxadora de samba...agora vou cair no samba em Venâncio Aires!
A partir de hoje na Rádio Venâncio Aires AM 910 será apresentado de segunda a sexta, até o dia 17 de fevereiro o Programa " A Venâncio cai no samba".
Serão 10 edições, onde terá a participação de entrevistados, autoridades e pessoas envolvidas com o carnaval de V.Aires. Desde a Secretária de cultura, turismo e esporte, que é a grande responsável pelos desfiles e eventos relacionados, a querida Cleiva(mais animada que esta mulher, desconheço!), até os componentes das escolas de samba.
A unidade móvel da 910 estará acompanhando os ensaios nas quadras e conversando com os presidentes das escolas, entrando ao vivo do local.
Estarei participando como comentarista,junto com a Jornalista Janine Niedermayer, tanto no programa quanto nos desfiles. Estou super empolgada, pois Carnaval é uma das minhas paixões.
Fui "Puxadora de samba" nos carnavais de Lajeado entre os anos 1982 até 2000. Na primeira fase pela Escola Deixa Sambar e na segunda fase pela Escola Mocidade, as duas de Lajeado.
Naquela época o carnaval de Lajeado era muito forte, importante, atraindo muito público.Agora não é mais assim.Apesar da estrutura que a Prefeitura coloca a disposição dos foliões, as escolas não conseguem mais se organizarem para apresentar um desfile razoavel.
Cheguei a desfilar aqui em Venâncio com a Escola Deixa Sambar em 1983, se não me engano! Em fim....já desfilei na Oswaldo Aranha. E agora vou ter a oportunidade de participar do carnaval da Capital do Chimarrão como comentarista na Rádio Venâncio Aires AM 910. Estou super feliz!
Ouçam os programas pela 910 ou www.radiovenancioaires.com.br a partir das 20 horas!